Novo desmoronamento na área do antigo porto da Anglo em Santana

Foto do desmoronamento de 2013, que causou a
morte de 04 operários e 02 desaparecidos.
Diversos pescadores e trabalhadores ribeirinhos da área portuária de Santana levaram um susto no final da manhã desta quarta-feira (12/08), quando uma área elevada de terra, dentro dos limites da mineradora Zamin Amapá, onde antes funcionou o porto de escoamento de minérios da Anglo American, acabou indo para dentro do Rio Amazonas. 

Segundo testemunhas, um trecho de área desmoronou de forma inesperada, formando uma pequena onda d’água que atingiu algumas catraias e pequenas embarcações que estavam ao lado da área da mineradora. 

“Eu só ouvi quando começaram a gritar lá de perto da área que já desabou, e quando viramos para olhar, vinha aquela onde de agua na direção dos barcos”, relatou o pescador Raimundo de Souza, que somente sentiu quando sua pequena embarcação “se elevou” com a maresia causada pelo desmoronamento. 

Segundo a assessoria de comunicação da mineradora Zamin Amapá, o fato pode ter ocorrido pelas fortes correntezas fluviais, onde as águas do Rio Amazonas atingem constantemente a área, causando os deslizamentos. Não havia qualquer trabalhador nas proximidades do local durante o desmoronamento.

Uma equipe de técnicos do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) estiveram visitando o local na manhã de hoje (13) para emitirem um parecer das possíveis causas e dos danos que ocorreram. 

A área já tinha sofrido com outros desabamentos e desmoronamentos de terra nos últimos 60 anos, sendo que este foi o 4º registrado na história da cidade. 

O primeiro aconteceu em 1955, quando a mineradora ICOMI (empresa pioneira na construção do porto de minérios no Amapá) teve um lado de sua estrutura quebrada por danos de natureza, o segundo foi em 1993, onde parte da estrutura da cais tombou parcialmente, e a terceira aconteceu em 2013 que resultou na morte de 04 operários e outros 02 desaparecidos.

Comentários