Rainildo Aguiar, do militar ao conceituado empreendedor santanense

Rainildo Aguiar
O Dr.º Rainildo Elias é mais uma das “jóias raras” com que o município de Afuá (PA) presenteou o nosso Amapá. Nascido em 16 de julho de 1955, é filho de Lourenço Rôlo de Aguiar e Celestine Elias Aguiar, iniciou seu estudos primários em Santana no Grupo Escolar Professor José Barroso Tostes, seguindo o 1º grau no extinto GM (atual Escola Estadual Antônio Pontes, em Macapá) e concluindo o 2º grau técnico no Colégio Amapaense (na área de auxiliar de eletrotécnica), no ano de 1976. 

Na década seguinte, foi para Belém (PA), ingressando na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde formou-se no ano de 1985 em Farmácia e especializou-se em Bioquímica em 1988, além de ter feito um curso de desenvolvimento profissional farmacêutico. 

Já formado, é convocado como Aspirante a Oficial em 31 de maio de 1986, e seis meses depois, por merecimento, é promovido a 2º Tenente Farmacêutico. Lá no Ministério do Exército – 8ª Região Militar – Hospital Geral de Belém, no período de três anos, o Dr.º Rainildo exerceu diversos cargos, tais como: Chefe da Farmácia Hospitalar do Hospital Geral de Belém; Chefe do Setor de Pessoal Militar; Presidente da Comissão de Licitação e chefe da Farmácia Comercial e Hospitalar Militar. 

Farmácia Anastácia, criado por Rainildo
Em 31 de agosto de 1990, novamente o Dr.º Rainildo é promovido por merecimento a 1º Tenente Farmacêutico, mas no entanto, em 29 de setembro do mesmo ano, é dispensado do Exército por ter concluído o seu tempo de serviço de quatro anos e oito meses. 

Como bioquímico, desenvolveu pesquisas de psicotrópicos e entorpecentes no comércio de Belém (PA). Regressando ao Amapá é aprovado em concurso do Governo do Estado para exercer o cargo de bioquímico, desempenhando atividades no Hospital Estadual de Santana, e até disponibilizando tempo para auxiliar no Hospital da Vila Amazonas. 

Em meados da década de 1990, resolveu ingressar na política partidária. Em 08 de dezembro de 1995 filia-se ao PDT e no ano seguinte disputa a eleição para uma vaga na 3ª legislatura municipal de Santana, sendo eleito com 438 votos para o seu primeiro (e único) mandato. 

Deixou inúmeros trabalhos apresentados através de requerimentos que visaram a melhoria da cidade portuária. Pela tribuna da Câmara, realizou diversos discursos mostrando a realidade caótica que se encontrava os bairros de Santana e o Estado. 

Rainildo Aguiar sendo congratulado pelo CRF-AP
Um empresário destacado e respeitado
Ao retornar para o Amapá, Rainildo Aguiar abre um dos empreendimentos mais conhecidos e conceituados da área farmacêutica do Estado: no dia 08 de agosto de 1991, começa a funcionar a primeira “Farmácia Anastácia” em Santana, situada no cruzamento da Rua Tancredo Neves com a Avenida 15 de novembro, bairro Jardim Paraíso. 

Em março de 2006, a conhecida farmácia passou por maiores adaptações para melhor atender o público em geral. Atualmente Dr.º Rainildo vem mantendo outras duas filiais, localizadas nos bairros Comercial e Fonte Nova. 

Mas outro grande projeto desse farmacêutico visionário que, preocupado com melhorias na saúde amapaense, buscou atender ao povo santanense: em 19 de maio de 1994, seria inaugurado o Laboratório de atendimento ao público da “Farmácia Anastácia”, completando assim um dos maiores e renomados alicerces que auxiliam na saúde pública de Santana, e principalmente, do povo do Amapá. 

Sua atuação tem sido reconhecida constantemente, tanto pela sociedade como pelos órgãos institucionais (conselhos e entidades da área da saúde estadual e federal), levando-o a ser várias vezes congratulado e homenageado pelo trabalho e a dedicação com que leva sua formação, tornando-se um cidadão que acreditou (e acredita) no progresso do nosso Estado.

Comentários