Famosa Orquestra amapaense pede apoio emergencial do Governo Estadual

Considerada a primeira orquestra quilombola do país, a Orquestra "Essência" atende mais de 200 alunos situados na área de preservação do distrito do Curiaú (distante pouco mais de 12km do centro de Macapá). 

Deste número, 45 jovens e crianças são periodicamente selecionadas para tocarem em eventos no âmbito estadual e até nacional. Tanto que o projeto já foi exibido em rede nacional em matéria do programa "Fantástico" (TV Globo) em maio de 2014.

O grupo iniciou carreira em 2012, e conta com instrumentos de sopro, madeira, corda e percussão erudita, sem perder a cultura regional. 

A intenção da orquestra é o ensino da música como ferramenta de inclusão social, disponibilizando às pessoas que residem no quilombo e também em comunidades vizinhas, o acesso à educação e à cultura. 

Porém, questões de margem administrativa e estrutural ameaçam que o tal projeto social, que vem sendo desenvolvido há mais três anos, continue com seus trabalhos que vem sendo semanalmente realizados no Centro Comunitário Arco Íris, localizado no bairro Santa Inês, em Macapá. 

No mesmo local funciona a Secretaria de Estado para Assuntos da Juventude (Sejuv), que tem Rafael Cambraia como titular, que, segundo informações de jovens que integram a Associação Educacional e Cultural Essência (entidade não-governamental que coordena a orquestra), o referido secretário estadual vem cobrando constantemente a saída da ONG deste centro comunitário. 

Em virtude de estarem ocupando três salas do centro, a entidade "Essência" atende centenas de jovens que estão sob vulnerabilidade social, e com a saída da ONG deste centro comunitário, as ações dos projetos serão mais difíceis de serem desenvolvidas. 

Como forma de solicitarem atenção do poder público (principalmente do governador do Amapá Waldez Góes), a ONG Essência criou um abaixo-assinado virtual como forma de recolher o maior número possível de apoio popular para a referida causa social. 

O blog tentou contato com a assessoria do secretário Rafael Cambraia para buscar esclarecimentos sobre a situação, e não obtivemos êxito.

Os interessados devem apenas acessar o link acima.

Comentários