Operadora de Internet é alvo de reclamações por santanenses

Operadora é alvo de reclamações
É o que vem sendo questionado há várias semanas pelos clientes que utilizam o serviço de Internet de banda larga da Você Telecom no município de Santana, na qual estes assinantes já observaram claramente uma queda considerável na qualidade das conexões com a web. 

De acordo com alguns assinantes que residem na cidade, a velocidade real da internet oferecida pela referida operadora não corresponde fielmente ao formalizado em contrato de compra. 

“Fizeram uma propaganda enorme de que a melhor internet de banda larga era deles, mas estou percebendo que fui lesado”, lamentou o empresário Augusto Sérgio, que assinou os serviços da operadora há pouco mais de um ano para se manter atualizado dos lançamentos de produtos de beleza facial na qual adquire para o seu estabelecimento de cosméticos, mas no entanto, hoje vem considerando que a operadora é “incapacitada para fornecer tais serviços”. 

Segundo o empresário, a Você Telecom teria lhe feito a promessa de conceder até 10MB de velocidade, porém, o empresário alega não ter nem metade da velocidade comprada. “Como tenho clientes que fazem encomendas de novos produtos durante o horário comercial, tento consultar pela internet, mas acabo me decepcionando em ver que não tenho um serviço bom para usar”, comentou Augusto, que ainda disse ter procurado a empresa por inúmeras vezes para buscar satisfações, mas recebendo apenas a promessa de que normalizariam a situação, o que até então ainda não foi cumprido para o empresário santanense. 

Velocidade Recomendada
Segundo uma determinação federal sancionada em novembro de 2014, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a velocidade média das conexões de banda larga não pode ser inferior a 80% do que foi contratado pelo usuário, quando antes o valor estabelecido pelo órgão federal era de 70%. Ou seja, na prática, em um plano de 10 Mbps, a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 8 Mbps. 

É preciso salientar que essa porcentagem não é a velocidade prática de download (que determina o tempo que demora a um vídeo/música ser baixado). O índice diz respeito apenas à velocidade estipulada em contrato. 

De acordo com essa mesma regra, a velocidade mínima não pode ser inferior a 40% do contratado em nenhum momento. Para manter a média de 80%, as empresas poderão inclusive aumentar a velocidade em alguns dias e compensar perdas de outros dias. Antes da mudança o valor mínimo era de 30%. 

Página foi criada por reclamantes da empresa
Campanha Virtual
Mas assim como o empresário Augusto Sérgio, outras pessoas já se sentem descontentes e bastante prejudicadas com os péssimos serviços da referida operadora, tanto que criaram uma página virtual nas redes sociais, onde demonstram sua revolta e indignação diante do descaso que alegam estarem sofrendo pela empresa. 

Denominada de “Revoltados com a Você Telecom”, a página foi montada há cerca de seis meses no Facebook e já possui dezenas de membros, onde publicam suas reclamações e opiniões negativas em relação ao menosprezo causado pela operadora para com seus assinantes. 

Loja da Você Telecom em Santana (AP)
“Todas as vezes que ligávamos para reclamar da velocidade, davam sempre a mesma desculpa de que era devido o período chuvoso que causava danos na conexão, depois vieram com a desculpa de que existem muitas arvores fechando na rede de distribuição, o que já posso considerar uma das piores desculpas”, contou o acadêmico Paulo Soares, que também já colocou seu nome numa lista virtual que se descreve como um abaixo-assinado, onde dezenas de pessoas apoiam a decisão de levar a situação de não terem um bom serviço de internet pela referida operadora ao conhecimento do Ministério Público do Estado do Amapá (MPE). Até ontem (12), já haviam sido recolhidas cerca de 500 assinaturas pelas redes sociais, com pretensão de recolherem até 700 assinaturas para entrada de um processo cível público. 

Contestação
Na tarde da última terça-feira (12/05), o blog STN/AP foi até a loja comercial da operadora em Santana, situada na Rua Salvador Diniz (bairro Central), com o intuito de buscar informações a respeito das reclamações na velocidade da internet. Porém, apenas recebemos um “folders publicitário” contendo o número de contato direto da empresa em Macapá (3312-5400), juntamente com o ramal de contato. 

Foram feitas três (03) tentativas via celular para o telefone citado acima e para o 0800-701-2005, porém, não tivemos êxito.

Comentários