“Aqui pode ser mudada a história do povo do Amapá”

Dep. Eduardo Cunha (centro) recebido em Santana
Com esta frase de otimismo e firmeza que o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, expressou a importância do Porto de Santana para o Amapá e até para o Brasil. 

Considerado um dos políticos mais respeitados e conceituados da atualidade no país, o Deputado Federal Eduardo Cunha desembarcou na capital amapaense (Macapá) por volta das 13:30hs desta sexta-feira (15/05), seguindo diretamente para as instalações da Companhia Docas de Santana (CDSA), localizada no segundo maior município do Estado. 

Em Santana, Eduardo Cunha foi recebido por diversas autoridades da política municipal, estadual e federal, entre eles, o prefeito de Santana Robson Rocha, os deputados federais Vinicius Gurgel e Marcos Reatégui, assim como vereadores santanenses e diversos deputados estaduais. Na ocasião, Cunha também percorreu grande parte do complexo portuário da CDSA que, com uma posição geográfica bem estratégica, vem sendo considerada uma das principais portas de entrada e saída de produtos da região amazônica. 

“Com uma estrutura portuária bem localizada, o Brasil só tem a ganhar nos embarques internacionais, assim como fortalecer a economia local e nacional”, prevê o presidente da Câmara dos Deputados. 

Dep. Eduardo Cunha ladeado por políticos locais
O prefeito de Santana Robson Rocha, abordou as potencialidades do referido porto, explanando sua visão estratégica para o país, onde enfatizou que a última fronteira de crescimento do Brasil atravessa pelo Amapá. 

“Temos outros portos pelo Brasil, como o de Santos, que tem um movimento e uma localização bem conhecida, mas o Porto de Santana se aponta como uma das melhores alternativas por já está na saída do país”, explicou Robson Rocha durante a palestra institucional que foi organizada para recepcionar o ilustre visitante de renome. 

Título de Cidadão do Amapá
De retorno à Macapá, o deputado Eduardo Cunha logo se dirigiu para a Assembléia Legislativa (ALAP), onde participaria de uma audiência pública sobre a reforma política e o Pacto Federativo. 

No plenário da ALAP, Cunha tratou novamente das propostas de reforma política que estão sendo debatidas na Câmara Federal (DF), onde ainda defendeu o modelo majoritário conhecido como “distritão”, em que é eleito o deputado mais votado em cada estado. 

O presidente da Câmara Federal já havia confirmado tal proposta de reforma política quando esteve participando de uma edição do “Câmara Itinerante” na cidade de Belém (PA). 

Após palestrar na tribuna, Eduardo Cunha receberia o Título de Cidadão do Amapá, uma honraria entregue pessoalmente pela deputada estadual Luciana Gurgel (PHS-AP), depois de ser anunciado pelo presidente da ALAP deputado Moisés Souza (PSC-AP). 

Câmara Itinerante
O programa Câmara Itinerante tem o objetivo de levar a Câmara dos Deputados até os cidadãos das diferentes regiões do País, para que os parlamentares ouçam as necessidades locais e acolham sugestões. 

Sobre a edição do “Câmara Itinerante” em Macapá, Cunha agradeceu as honrarias e lembrou que a ideia do programa aconteceu na cidade. 

“Eu prometi em campanha eleitoral que eu transformaria a Câmara dos Deputados em itinerante, para fazer desse intercâmbio uma forma de representatividade daqueles que estão nos estados. O projeto Câmara Itinerante foi inspirado, aqui, no Amapá”, enalteceu o Cunha.

Comentários