“Falta energia todo santo dia”

"Apagões" ocorrem diariamente em Santana
A reclamação – feita de maneira irônica, mas revoltante – partiu da doméstica Cleudirene Moraes de Souza, que reside no bairro Paraíso (em Santana), e que já perdeu a quantidade de vezes que sofreu pelas interrupções de falta de energia somente esta semana que passou. 

“Quando não é pela manhã, é no horário da noite, quando temos que sofrer também com os mosquitos e carapanãs. Não teve um dia nessa semana (de 13 a 17 de abril) que não tenha deixado de faltar energia. Isso já se tornou uma grande falta de respeito com a gente”, disse dona Cleudirene, indignada. 

Assim como a doméstica, os moradores de outros bairros adjacentes, como Fonte Nova, Fé em Deus, Parque das Laranjeiras e Jardim de Deus também estão amargando pelos inúmeros “apagões” que passaram a sofrer constantemente. 

Ruas ficam "às escuras" com a falta de energia
“Já não basta o que aconteceu no início do ano, quando houve aquele problema na Eletronorte e chegamos a ficar vários dias sem água e energia? Como pode uma empresa dessas (a CEA) ser capaz de deixar que os problemas somente se alastrassem?”, questionou o ambulante Raimundo Fernandes, que comercializa lanches e comidas típicas numa praça do bairro Paraíso, na qual também sofre com tais interrupções. 

O ambulante, que armazena seus produtos primários em aparelhos eletrodomésticos para posteriormente usa-los no preparo final dos alimentos que comercializa, já passou vários dias sem trabalhar em virtude das constantes faltas de energia no bairro. 

“Com esse vai-e-vem da energia, não dá tempo de congelar um sorvete ou picolé em casa. E o pior que nem procuro conservar outros produtos com medo de estragar”, lamentou o ambulante. 

Perdas irreparáveis
Além de suportarem os “apagões” momentâneos, vêm as consequências que o fato acaba causando que são os danos alimentícios e materiais, como os alimentos condicionados (em geladeira ou freezers) e a queima de lâmpadas ou aparelhos eletrodomésticos. 

Moradores reclamam das perdas que estão tendo
Um desses moradores que já foi gravemente prejudicado com a perda de materiais foi o comerciante Ednelson Carvalho que reside no cruzamento dos bairros Fonte Nova e Laranjeiras. Segundo o comerciante, somente na manhã deste sábado (18/04) ocorreram cinco (05) interrupções no fornecimento de energia elétrica que atende sua residência, culminando na queima de várias lâmpadas incandescentes e na perda irreparável de um freezer. 

“A gente trabalha tanto pra ter nossas coisas e abrir nosso próprio negócio, mas aí vem uma empresa dessas que não procura ajudar as pessoas, somente trazer prejuízos. Já imaginou perder oito (08) lâmpadas caras somente numa manhã, e ainda arcar com um freezer que foi queimado com esses ‘pisca-piscas’ de energia?”, argumentou o comerciante, revoltado em ter somado um prejuízo calculado em mais de R$ 100 (somente de lâmpadas incandescentes apropriadas). 

O blog STN/AP procurou na tarde desse sábado (18/04) a agência da CEA em Santana, com intuito de buscar maiores esclarecimentos sobre as reclamações pautadas, onde apenas recebemos a informação do vigilante do local que o órgão não funciona nos finais de semana, nos orientando a procurar novamente a agencia somente na próxima segunda-feira (20). 

Foi mantido contato com a Central de reclamações da CEA (08000960196) como forma de encontrar qualquer resposta, mas os atendentes do Call Center da estatal informaram estarem apenas autorizados a registrar os pedidos de ocorrências, e não de emitir respostas que competem à ordem superior.

Comentários