Senador Randolfe quer cassar concessão da estrada de ferro

Após protestar na tribuna do Senado sobre o caso da mineradora Zamin, em Pedra Branca, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) enviou ofício ao governador do Estado, Waldez Góes, procurador-geral de justiça do Amapá, Roberto Alvares e ao presidente da Assembleia Legislativa do AP, deputado Moisés Souza, solicitando que sejam adotadas providências no sentido de cassar a atual concessão de exploração da Estrada de Ferro Amapá e que seja iniciado um novo processo licitatório. 

Há cerca de duas semanas, a Estrada de Ferro do Amapá, única ferrovia do Estado, que foi concedida a essa mesma empresa, teve suas atividades paralisadas. A linha de trem que faz o transporte dos agricultores de Serra de Navio até o município de Santana foi interrompida, deixando os trabalhadores abandonados no Porto de Santana. Os agricultores tiveram de retornar aos seus lares apenas dois dias depois. Isso ocorreu sem que a empresa prestasse qualquer explicação prévia às autoridades. 

Para Randolfe Rodrigues, essa concessão deveria ser anulada e o Estado deveria realizar uma nova licitação “Não é aceitável a posse e o poder concedente do Estado ainda deixar a concessão da Estrada de Ferro nas mãos de uma empresa que tem cometido tantos crimes contra o povo amapaense”, concluiu. 

O senador já representou contra a empresa no Ministério Público Federal e na Polícia Federal no Amapá. 

Impactos
Desde o início de sua operação, diz Randolfe, a Zamin adota uma postura de ‘inadimplência contumaz’, acumulando dívidas com fornecedores e com o Fisco que chegam a R$ 190 milhões, com faturas vencidas desde janeiro de 2014. “O calote está provocando a penúria dos cofres já carentes de Pedra Branca do Amapari”, acrescentou Randolfe.

Comentários