Policiais militares fazem parto complexo salvando mãe e filha

A ação de dois policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), de Santana, salvou a vida de mãe e filha na noite dessa segunda-feira, 09/03. A dona de casa Maria Rozenilda Gonçalves Borges, 29 anos, estava em trabalho de parto no interior da casa dela, localizada na Rua 15, bairro Provedor II, área de ponte, quando a viatura 1714 foi acionada por populares. 

Chovia no momento e o acesso ao imóvel é complexo. A grávida sentia fortes dores e havia um complicativo: o bebê estava na posição pélvica, ou seja, sentado. Na maioria desses casos, segundo a obstetra Luciane Maciel, ouvida pelo Diário, a recomendação é de que o parto seja cesariana. 

A cabo Sabrina Souza e o soldado Silva Júnior, de 30 anos, atenderam a ocorrência. Não havia ambulâncias para o socorro e os policiais precisaram agir rápido para evitar a morte de mãe e filha. 

“Quando chegamos ao local a mulher já estava em trabalho de parto. Só que tinha um agravante, os pés da bebê estavam saindo primeiro pelo canal vaginal. Liguei para minha esposa, que tem conhecimento técnico, e ela me repassou uma orientação sobre o que fazer. Quando conseguimos realizar o parto a menina estava com o cordão umbilical preso em torno do pescoço e estava roxa. Tive que sugar o parto preso nas vias respiratórias e depois fazer a respiração. Mas, com fé em Deus, conseguimos êxito na vitória”, disse por telefone o soldado Silva, que também é pasto evangélico. 

Após fazer o parto de Maria os policiais a enrolaram em um lençol, assim como a criança, e levaram mãe e filha para o hospital. Ambas estão em observação, mas os médicos dizem que a menina está saudável, e que a ação dos militares foi decisiva para mantê-la viva. 

“Fé em Deus. É o que me move todos os dias. Foi essa fé que me acalmou naquele momento e que me fez agir corretamente para ajudar essas pessoas. Deus opera milagres, sim, e isso está comprovado. Fomos apenas instrumentos nas mãos dele”, resumiu o policial que é casado e tem um casal de filhos.

Comentários