Prefeitura de Santana lança o “Natal Ecológico”

A Prefeitura de Santana realizou no último domingo (07/12), o lançamento do Projeto “Natal Ecológico 2014”, na qual entra com sucesso em seu segundo ano consecutivo. O evento de abertura ocorreu na Praça Cívica do município, na qual contou com a presença de diversas autoridades políticas e sociais, e a apresentação de bandas e cantores locais. 

Segundo a coordenação do evento, o “Natal Ecológico” visa a ornamentar o período das festas de final de ano utilizando somente garrafas pet como material reciclável, ou seja, transformando tais materiais em enfeites natalinos como árvores, manjedouras, velas, presépio, casebres, sinos e outros objetos que simbolizam uma das épocas mais festejadas do ano. 

Arrecadação de Material
Porém, para que toda arte tenha um acabamento perfeito, é preciso obter a quantidade exata de material a ser usado em tal trabalho. E não foi pouco material para que a bela paisagem natalina em que foi ornamentada grande parte de ruas e avenidas do Centro de Santana pudesse chegar à um resultado tão bem elogiado pelos visitantes que estiveram prestigiando a abertura do Projeto, ocorrido neste domingo, na Praça Cívica. 

“Desde o mês de abril que começamos a arrecadar garrafas pet em estabelecimentos como lanchonetes, bares e até montamos alguns pontos para recolher esses materiais. Nos primeiros dois meses conseguimos recolher mais de duas mil garrafas para dar o ponta-pé inicial para o projeto.”, explicou a estudante Ana Paula Maciel, uma das envolvidas nas etapas de recolher e selecionar as garrafas com melhores condições de serem reaproveitadas na montagem dos objetos e enfeites natalinos. 

Além das repartições públicas municipais (secretarias e órgãos assistenciais) que estiveram envolvidas no recolhimento de garrafas pet, também foram montados postos de arrecadação em 16 escolas municipais situadas na área urbana da cidade. 

“Quando observamos que o sucesso feito no Natal do ano passado foi bem visto pela população, decidimos estender as ornamentações por ruas mais movimentadas da cidade. Para isso foi preciso arrecadar mais garrafas do que aquelas que conseguimos no ano passado, que foram mais de 20 mil garrafas”, contou a professora Margareth Rodrigues, servidora da rede de ensino municipal de Santana. 

Casa do "Papai Noel" foi muito visitada durante
lançamento do Projeto na Praça de Santana.
Todo esse material arrecadado entre os meses de abril a setembro desse ano foi diretamente levado para um local denominado de “Fábrica de Sonhos”, onde as garrafas que ofereciam melhores condições eram selecionadas e logo utilizadas na confecção de peças simbólicas ao período natalino. 

“Não temos um número exato de quantas garrafas utilizamos esse ano, mas se for levantar pela quantidade de material usado no ano passado e somando com três novas vias (ruas e avenidas) que foram enfeitadas esse ano, calculo que esse número deve chegar a 100 mil garrafas utilizadas esse ano”, estima o técnico Fernando Cardoso, que trabalhou na elaboração do projeto desde o início do ano. 

No final o resultado seria a bela paisagem feita no Centro de Santana, onde dezenas de enfeites se distribuem por meios-fios de ruas, chegando até a Praça Cívica da cidade, onde duas grandes árvores de Natal foram erguidas (contendo mais de 12 metros cada árvore), além de dezenas de jogos de iluminação que abrilhantam os logradouros no horário noturno, fazendo desta época um dos momentos mais emotivos e harmoniosos do ano.

Comentários