Prefeitura de Santana desmente informação de descaso com Conselho Tutelar

A Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) desmentiu a informação divulgada no início desta semana pelo Conselho Tutelar do município de que a instituição não estaria recebendo o apoio necessário do Poder Municipal com relação a melhores condições, tanto físicas quanto administrativas. 

“Atualmente o conselho de Santana é composto de apenas cinco (05) membros que se viram para cobrir toda a sede municipal e os demais distritos que integram essa região. Esse número é insuficiente para toda essa demanda. Isso sem que contar só recebemos um auxílio mensal de R$ 3 mil para usarmos nesses anseios que não cobrem todos os gastos que fazemos nesses serviços”, questionou a conselheira Cris Nobre, na matéria divulgada na última segunda-feira (01/12) pelo programa “Balanço Geral”, da TV Record local. 

A conselheira também alegou que, além do baixo valor repassado para auxiliar a instituição, o referido conselho estaria sem qualquer vede tais serviços de fiscalização. “Estamos até sem uma condução viável para nos deslocarmos até os locais que nos são repassados sobre atos ilegais, e para não ficarmos sem comparecer aos locais, usamos de veículos particulares (nossos)”, disse a conselheira. 

Semast se defende
Procurada pela imprensa para esclarecer as denúncias de possíveis negligências e descaso com o Conselho Tutelar de Santana, a secretária municipal de Ação Social de Santana, Socorro Sandim, informou que todo apoio institucional tem sido dado pela secretaria para o conselho. 

“O Conselho têm nos enviado constantes ofícios que informam sobre a carência de material no órgão, como papel, tinta, canetas e até combustível. A secretaria (Semast) têm procurado atender de todas as formas esses pedidos, que não são poucos. Essas necessidades ligadas ao conselho sempre tiveram uma prioridade da prefeitura”, enfatizou a titular da Semast/STN, Socorro Sandim, que também explicou sobre a situação do único veículo que presta serviço para o Conselho Tutelar, e que estaria inoperante. 

“O carro que presta os serviços de fiscalização do conselho passou por uma revisão completa e foi entregue no último final de semana para o conselho retornar às atividades de campo. Claro que ele ficou um certo tempo sem uso por problemas mecânicos, mas conseguimos resolver essa questão em um tempo bem hábil”, finalizou a secretária Socorro Sandim para a equipe de reportagem da TV Record local, que chegou a ser elogiada pelo apresentador do programa Luís Eduardo quanto às ações que a Semast vem desempenhando em Santana.

Comentários