Natal Ecológico vai usar 100 mil garrafas PET para decorar cidade

A segunda edição do projeto 'Natal Ecológico' foi lançada nesta quarta-feira (05/11) pela Prefeitura Municipal de Santana. A ação, criada em 2013, agradou a população santanense ao decorar os principais pontos da cidade com os tradicionais símbolos natalinos, feitos com material 100% reciclável. A estimativa da coordenação do projeto é utilizar cerca de 100 mil garrafas PET. 

Presentes e bonecos de neve serão o tema das decorações em 2014. Segundo a coordenadora do projeto, Maria Almeida, a base das produções continuará sendo as garrafas PET, que compõem 80% dos trabalhos. Os moradores de Santana estão doando garrafas e encaminhando para a “Fábrica dos Sonhos”, prédio localizado no bairro Piçarreira, onde os símbolos estão sendo confeccionados. 

“Esses itens são indispensáveis para a celebração do Natal. Além dos símbolos tradicionais como a árvore, o presépio e as bolas natalinas iremos decorar os pontos escolhidos também com caixas de presente. Para toda essa produção iremos usar em média 100 mil garrafas, além de reaproveitarmos o que foi utilizado no ano passado, porém estará com uma nova roupagem”, explicou. 

Na "Fábrica dos Sonhos", 15 pessoas trabalham cerca de oito horas por dia na produção dos símbolos natalinos. Andréa Maciel, de 33 anos, é uma das artesãs que ajudam na confecção das peças. Ela diz que agora o ritmo deverá ser acelerado. 

"Quando eu cheguei aqui no ano passado não sabia de muito coisa. Fui capacitada e hoje em dia, ajudo em tudo desde a coleta das garrafas até o acabamento final das decorações", disse a artesã. 

Sete locais foram escolhidos para receber as decorações no município. O presépio, as quatro árvores de Natal, a casa do Papai Noel e o caminho das flores terão um novo formato. O primeiro ponto que receberá a decoração será a Praça Cívica de Santana. 

A coordenadora informou que a decoração natalina será concluída até o fim de novembro e no próximo dia 07 de dezembro ocorrerá a cerimônia natalina do projeto. Um palco será montado na Praça de Esportes Antônio Vilela, no bairro Central, e terá uma programação artística, que contará com a apresentação de artistas locais e de corais de igrejas católicas e evangélicas.

Comentários