Setor de panificação passa por avaliação

O projeto Panificação Profissional em Macapá e Santana, do Sebrae, realiza o estudo para avaliar a situação da qualidade do pão francês comercializado no Amapá, de acordo com o que recomenda a Norma ABNT/CEE-160, que entrou em vigor em maio de 2013. O trabalho subsidia o modelo de intervenção que será adotado a partir de 2015 para contribuir com a elevação da qualidade do pão produzido pelas panificadoras amapaenses. 

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP), 96% das padarias brasileiras são consideradas Micro e Pequenas Empresas (MPEs), frequentemente de característica familiar, gerando cerca de 800 mil empregos diretos. Dentre o mix de produtos ofertados pelas padarias, a compra do tradicional pão tipo francês é o responsável pelo grande fluxo de consumidores aos estabelecimentos e, portanto, representam cerca de 50% do faturamento das padarias. 

De acordo com a gestora do projeto, Nelma Pires, apesar da tradição, na produção do pão tipo francês é comum que o produto apresente características muito distintas e divergentes entre as padarias. “Esse fato, associado à percepção dos consumidores em geral, por muitas vezes, faz com que a qualidade do pão tipo francês seja vinculada a determinadas padarias. Porém, essa percepção de qualidade não estava vinculada a nenhum tipo de padrão estabelecido”, disse ela.

Comentários