Emoção foi o tom na entrega de instrumentos à Escola de Música Raimundo Vaz

Muita emoção quando o maestro Elias Sampaio, da Orquestra Essência, ergueu a batuta para dar início à cerimônia que concretizou o convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), com a Fundação Nacional das Artes (Funarte). A Escola de Música Raimundo Vaz, na Avenida Salvador Diniz, no município de Santana, foi a contemplada com a entrega de três instrumentos musicais ao cumprir as exigências técnicas da Funarte. 

A solenidade foi neste sábado, 05/04, e contou com a presença da diretora-presidente da Adap, Ivana Antunes, representando o governador Camilo Capiberibe; da gerente de Produção do Centro de Música da Funarte, com sede no Rio de Janeiro, Maria José Queiroz Ferreira; do maestro da Banda Sinfônica, Ney da Silva Balieiro, da escola de música contemplada; e da coordenadora pedagógica da mesma instituição e das técnicas da Adap, Daniela Uchoa e Núbia Nunes. 

Depoimentos
"A música tem o dom de nos tocar a alma, aflorar bons sentimentos e de nos emocionar", revelou a diretora da Adap. 

Para o maestro Ney Balieiro, "a tuba e as duas trompas cromáticas vêm melhorar substancialmente a qualidade e a riqueza sonora da banda. Agradecemos ao governo por nos aproximar da Funarte, um Instituto federal que fortalece as atividades culturais e artísticas no Brasil e agora presente no Amapá", reconheceu. 

O evento faz parte das atividades do Centro Cultural Macapá Hotel, que vai concentrar as atividades artísticas e culturais do Estado do Amapá. A Escola de Música Raimundo Vaz, criada há sete anos, conta com 170 alunos da rede estadual de ensino. 

"A Banda de Música Sinfônica de Santana nasceu dentro da Igreja Assembleia de Deus e é coordenada pela Associação Educar, que tem como meta fortalecer as artes entre os alunos", explicou o maestro Ney Balieiro. 

"O Brasil tem 5.564 municípios, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E o município de Santana se destacou, cumprindo as exigências técnicas e os critérios adotados pela Funarte e nós estamos aqui hoje entregando esses instrumentos e nos colocando à disposição do Estado para o fortalecimento dessa parceria", reforçou Maria José Queiroz Ferreira, da Funarte. 

Agendamento
No período de 5 a 10 de maio haverá o I Painel Coral Regência, quando serão ministradas oficinas musicais e vitrine cultural, que serão realizadas simultaneamente na Escola de Música Walkíria Lima e no Teatro das Bacabeiras. 

Nas atividades de oficina os alunos terão a oportunidade de conhecer os instrumentos musicais, manejo e manutenção básicos, além de aula de coral e outras atividades ligadas à música. Na vitrine cultural, a grande oportunidade para a apresentação das várias orquestras e corais do Estado, numa integração com os técnicos da Funarte, que dão o apoio às artes de um modo em geral com a formalização do convênio com o Governo do Estado.

Comentários