Batalhão Ambiental realiza apreensão de madeira

Na madrugada de sábado (29/03) o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amapá (PM/AP) realizou a apreensão de madeira ilegal que estariam sendo transportadas para o município de Mazagão. Cerca de 10 metros cúbicos foram confiscados, avaliando em aproximadamente R$ 4 mil o produto. 

Segundo o responsável pela fiscalização, Tenente Edmilson Matos, duas embarcações passaram pela fiscalização e nelas foram encontradas as madeiras sem o Documento de Origem Florestal (DOF), documentação necessária para transporte e comercialização, considerada prática ilegal. A apreensão ocorreu nas proximidades do município de Mazagão. 

“Eles estavam transportando a madeira pelo Rio Vila Nova, quando foram pegos por nossa fiscalização. Levantamos autos de infração no valor de R$ 2 mil para cada embarcação e os responsáveis foram conduzidos para a 1ª Delegacia de Polícia de Santana. Diversas espécies de madeiras foram encontradas”, afirma. 

Os responsáveis pelas embarcações são Claudionor Gomes da Silva e Franci Wagner, que alegaram receber a madeira sem nenhum tipo de documentação. O Ibama em agosto de 2006 instituiu o DOF para garantir a licença obrigatória de controle do transporte e armazenamento de produtos florestais. Segundo informações do Batalhão Ambiental, cerca de 90% da madeira vendida no estado é importada do Pará, pela falta de produtividade da matéria no Amapá.

Comentários