Área da lixeira pública de Santana passará por processo de reordenamento

Após 20 anos, a lixeira pública situada no município de Santana foi desativada, para o alívio de muitos moradores que consideravam este um dos maiores problemas para o saneamento da cidade, que cobravam constantemente as autoridades para a desativação do lixão, pois estava localizada dentro do perímetro urbano. Com isso, iniciou no último dia 1º/04, o descarte dos resíduos sólidos para o aterro controlado de Macapá. A meta é atender a uma resolução da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A resolução determina que o município transforme a lixeira a céu aberto em aterro sanitário. Diariamente, cerca de 80 toneladas de lixo serão depositadas no aterro, seguindo um acordo assinado entre as prefeituras dos dois municípios. Os custos serão pagos por cada administração, sendo que a prefeitura santanense pagará por cada tonelada de lixo que por depositada. 

O prefeito Robson Rocha fez a declaração durante uma reunião com representantes de órgãos, instituições e empresas que serão parceiras no processo de reordenamento do lixão. Outras parcerias foram firmadas como parte do processo de reordenamento do local. De início, a Eletronorte viabilizou levantamento técnico da atual situação da área que envolve a lixeira e um projeto de reordenamento também foi apresentado, no qual mostra a viabilidade e tempo necessário para tornar o espaço usual novamente. 

A mineradora UNAMGEM representada pelo diretor de operações Roberto Guimarães, fechou compromisso de levantar um muro em toda extensão da lixeira para “evitar invasões ou que lixo continue sendo jogado no local. Esta é uma somatória social que está sendo viabilizada por parte da empresa”, frisou. 

A Eletronorte ficará com a área para fazer o reaproveitamento e manutenção do local. 

“Inicialmente temos recursos para nos desfazermos desse lixo de lá, através de covas impermeabilizadas onde esses resíduos serão enterrados sem oferecer nenhum risco ao meio ambiente. Em seguida vamos revitalizar a área para atender aos ajustes da Eletronorte e entregar para a prefeitura de Santana, que poderá construir um local para atividades sociais”, disse Marcos Drago, superintendente da Eletronorte no Amapá.

Comentários