Amapá recebe reforço na saúde com a chegada de mais 20 médicos cubanos

Mais 20 médicos cubanos do programa Mais Médicos desembarcaram no último sábado, 08/03, no Aeroporto Internacional de Macapá para atuar na assistência à saúde nos municípios. A vinda deles reforça o atendimento na Atenção Primária. 

Os novos profissionais serão distribuídos nos municípios de Macapá (10), Santana (05), Amapá (01), Calçoene (01), Tartarugalzinho (01), Ferreira Gomes (01) e Cutias (01). Com esse incremento, o programa, no Amapá, passa a ter 90 médicos cubanos e 03 brasileiros atendendo nos 16 municípios, incluindo o Bailique (05) e a área indígena (03). 

O secretário de Saúde, Jardel Nunes, tem a expectativa de que o Mais Médicos seja mais um reforço de profissionais da saúde para o Amapá. "O Governo do Estado já havia tentado essa estratégia, mas agora, com o projeto executado pelo Governo Federal, o trabalho se tornou realidade e levado para todo o Brasil", pontuou. 

Recepção
Durante o desembarque, a nova equipe do programa foi recebida ao som de músicas de Marabaixo e Carnaval. No domingo, 9, os médicos cubanos foram recepcionados pelo governador Camilo Capiberibe no Macapá Hotel. O chefe do Executivo aposta que o Mais Médicos é uma ferramenta decisiva na melhoria dos serviços de Atenção Primária no Estado. 

Camilo Capiberibe reforçou dizendo que, paralelo ao reforço, o Governo do Estado e a Prefeitura de Macapá assinaram convênio recentemente para obras de reforma e ampliação de sete das 23 Unidades Básicas de Saúde de Macapá. "A medida vai melhorar e reforçar as ações de saúde. Todos ganham com isso, município e Estado juntos por uma saúde mais eficaz". 

A recepção aos médicos recém-chegados contou com a presença dos profissionais que já atuam na capital, além do senador João Alberto Capiberibe, da deputada federal Janete Capiberibe e do secretário Jardel Nunes. 

Acolhimento
Nesta segunda-feira, 10, iniciou o curso de acolhimento, que acontece até a próxima quarta-feira, 12, no Ceta Ecotel, quando os médicos cubanos recebem informações detalhadas a respeito dos protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS) e indicadores das doenças mais prevalentes no Amapá.

Comentários