Império do Povo retrata a história do Porto de Santana na avenida

Falar sobre a importância do Porto de Santana para o desenvolvimento do Amapá é que a Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo promete para o Carnaval 2014. A agremiação, a segunda que desfilará no Sambódromo na noite de 1º de março, tem como enredo. “No palco da folia a Império anuncia: Porto De Santana – do Amapá para o mundo”, pretende fazer uma verdadeira viagem carnavalesca, apostando no universo portuário. 

“Vamos trabalhar o desenvolvimento dessa parte de Santana, que tem muita importância no crescimento econômico do Amapá, mostrando sua história até os dias atuais, como uma reflexão social para a atual realidade deste porto, que enfrenta problemas de estruturas, atrasando seu desenvolvimento”, explica Rogério Matos, da comissão carnavalesca da Império do Povo. Ele completa que o desfile é uma visão paralela de um futuro positivo de como seria o porto atualmente se estivesse com mais investimentos. 

Rogério possui grande experiência em desfiles carnavalescos e alegorias do Festival de Folclórico de Parintins e vem ao Amapá para compartilhar seus conhecimentos no desfile da escola de samba santanense. Ele está coordenando todas as atividades alegóricas e produção no Barracão da Cidade do Samba. “A expectativa é grande, pois pretendemos realizar um belo espetáculo para o público e os jurados”, garante Matos, completando que apesar de a agremiação concorrer ao grupo de acesso neste ano, competirá por igual para garantir um lugar no Grupo Especial em 2015. 

Preparos
A Império do Povo entra na avenida em 2014 na disputa pelo segundo título do grupo de acesso. No barracão da escola santanense Império do Povo, na Cidade do Samba, grandes estruturas de ferro moldados vão aos poucos se transformando em imensos carros alegóricos. São ferreiros, soldadores, artistas plásticos e decoradores os responsáveis por toda essa transformação, que durante dia e noite trabalham dobrado para que tudo esteja pronto no grande dia do desfile. 

Ao todo serão três carros alegóricos e um tripé que desfilará na avenida do samba. O desfile contará ainda com aproximadamente quatro mil brincantes, distribuídos em seis alas de 70 participantes. A bateria contará com cerca de 200 componentes, que ensaiam dia e noite para fazer um bonito som aos participantes. Para este ano, a inovação, segundo Matos, está no material utilizado nas alegorias. “Nosso acabamento vem com materiais diferentes, o que é uma novidade, que aplicamos nos carros e fantasias, feito de maneira mais artesanal, trabalhado com mão de obras de Parintins e Macapá. Procuramos diminuir o máximo com desperdício, reciclando ferros, tecidos, placas de acetato, feitas no Rio e São Paulo, para não ter desperdício e não prejudicar o carnaval amapaense”, diz.

Comentários