Audiência pública discute o transporte fluvial no Amapá

Durante audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 31/10, na Assembleia Legislativa do Amapá, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), deputados, representantes da Marinha e dos municípios de Macapá e Santana, empresários do setor e sociedade civil discutiram as melhorias do transporte fluvial no Amapá. 

A Antaq apresentou o relatório sobre a Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros na Região Amazônica, que levantou a discussão sobre a navegação fluvial ser o mais importante meio de transporte de pessoas e mercadorias da região. O estudo mostra as reais situações desse tipo de transporte em todos os estados abrangidos. 

Os dados apresentados foram levantados em 2011 e 2012, com o objetivo de identificar a demanda e oferta de passageiros e cargas, portos e terminais, linhas e embarcações, e o perfil econômico dos passageiros. Foi revelado que por ano mais de 100 mil pessoas utilizam esse tipo de transporte na Amazônia. 

As discussões deixaram claro que é preciso tomar medidas para melhorar o transporte fluvial também no Amapá. 

Proposta
A diretora-presidente da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac), Cristina Baddini, falou a respeito da possibilidade da Prefeitura de Macapá, em conjunto com a administração de Santana, realizar um estudo sobre a viabilidade do transporte fluvial entre os dois municípios, com o apoio do Governo Estadual. 

Condições melhores de embarque e desembarque no Amapá também tiveram foco das discussões. A política nacional de prevenção dos naufrágios também foi levada em consideração, assim como a falta de terminais hidroviários mais seguros e confortáveis. 

Agora a Assembleia Legislativa deve criar um grupo de estudo com todas as entidades ligadas diretamente ao transporte fluvial, para que nos dias 28 e 29 de novembro seja realizado o seminário Caminhos da Amazônia, que irá tratar sobre portos, aeroportos, rodovias e banda larga.

Comentários