PRONATEC atenderá beneficiários do Bolsa Família de Santana

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) em parceria com Senai, iniciou nesta quarta-feira (07/11) as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão mais de 100 vagas direcionadas a beneficiários do Programa Bolsa Família e cadastrados no CadÚnico. 

De acordo com a coordenadora Telma Viana, são 50 vagas para o curso de pedreiro em alvenaria nos turnos da tarde e noite, 50 vagas para soldador no processo eletrodo revestido e 20 vagas para mecânico de manutenção de motores de polpa. 

Os cursos são voltados a trabalhadores beneficiários do Programa Bolsa Família ou registrados no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. O Pronatec foi criado em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em cidades de todo o país. 

“São requisitos básicos, ter idade entre 18 e 59 anos, noções de leitura e escrita e matemática. Esta será a primeira etapa, a pré inscrição. Os inscritos serão encaminhados ao Senai, sistema que executará os cursos, que efetivaram a matrícula” explicou a coordenadora. 

Há ainda 20 vagas para o curso de manicure e pedicure que está sendo ofertado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município em parceria com a Casa Bethania, destinado também aos beneficiários. As inscrições obedecem os mesmos critérios do Pronatec. 

Os interessados podem se inscrever na própria secretaria, nos horários de 8h as 12h e 14h as 16h até o dia 14 de novembro. Os três primeiros cursos estão previstos para iniciar no dia 19 de novembro.

Comentários