Fortes chuvas provocam deslizamentos em Santana

Na madrugada da última segunda-feira (09/07), vários municípios do Estado, principalmente na região metropolitana de Macapá e Santana, foram atingidos por fortes chuvas nas últimas 48 horas. Segundo a Defesa Civil, a área portuária de Santana foi quem sofreu grandes impactos.

No município, especificamente na área portuária, a situação foi tão grave que a defesa interditou o local e decretou Estado de Emergência. A água da chuva, sem ter para onde escoar, desceu por uma encosta e abriu um buraco no muro, invadindo violentamente a área de embarque e desembarque dos catraieiros. A enxurrada forte abriu uma fenda de 5 centímetros de profundidade e 50 metros de extensão em boa parte do lugar onde ficam comércios e lanchonetes.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, o local foi interditado e as pessoas orientadas a deixar o lugar em caráter de urgência.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Resíduos Sólidos, Jacinaldo Araújo, os comerciantes, vendedores ambulantes e moradores daquela área foram removidos ontem à tarde. “Não houve resistência por parte das pessoas, todos entenderam que a retirada é para segurança e o bem de todos. Faremos uma reunião com todos para saber das necessidades de cada um e tentar ver outro local onde eles possam continuar suas atividades”, informou.

O relatório técnico da Defesa Civil só será divulgado nos próximos dias. Nele conterá informações precisas sobre o risco que o local oferece para a população e para os catraieiros que desembarcam na área portuária.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Raimundo Miranda, no primeiro semestre deste ano, foram registrados 66 pontos de alagamento em todo o Estado. “O motivo de grande parte dos alagamentos e inundações das cidades é sempre a mesma, bueiros entupidos e canais que transbordam. "Neste fim de semana, tivemos 20 locais alagados, no entanto, nossas equipes e a Defesa Civil do município estão em alerta monitorando as áreas de risco”, destacou.

Comentários