Estrada de Ferro do Amapá está sendo revitalizada

A Estrada de Ferro do Amapá (EFA) está sendo completamente revitalizada com os trabalhos executados na via permanente, incluindo troca de trilhos, lastro (brita) e de dormentes. A Anglo American, concessionária da Estrada de Ferro do Amapá, pretende investir R$ 50 milhões na ferrovia até o fim deste ano.

Além da substituição de 35 mil dormentes de madeira, dos quais 10 mil já foram trocados, a via permanente está recebendo cerca de 30 mil metros cúbicos de brita, utilizados no lastro da ferrovia (base de sustentação dos dormentes). O trabalho, que antes era feito manualmente, agora está sendo executado por uma máquina socadora. Todo o material é adquirido no próprio Estado, de fornecedores devidamente licenciados pelos órgãos ambientais.

A substituição de trilhos é uma das principais benfeitorias efetuadas na via férrea. A empresa já adquiriu este ano mais de sete mil toneladas de trilhos TR57 equivalentes a cerca de 30 quilômetros de via.

Por terem perfil mais robusto e suas junções estarem sendo substituídas por soldagem, os novos trilhos proporcionarão maior velocidade ao tráfego ferroviário com absoluta segurança.

Além disso, a fixação dos trilhos aos dormentes, antes rígida, passa a ser elástica feita com a utilização de grampos e placas especiais que permitem a flexibilização do trilho. Também estão Incluídas no projeto de revitalização da via permanente a construção de um triângulo ferroviário em Pedra Branca do Amapari, que permitirá a manobra de retorno das locomotivas, além de dois pátios de cruzamento. Um no quilômetro 36, outro no quilômetro 63 da ferrovia. Essas obras reduzirão a distância e o tempo de espera na passagem de uma composição por outra, racionando custos e aumentando a produtividade.

O trabalho está sendo executado pela Sicol – Serviços Indústria e Comércio Ltda, única empresa no Amapá, especializada em construção e manutenção de ferrovias, e que também presta serviços de mão de obra e construção civil. A empreiteira emprega diretamente 220 pessoas, das quais, 183 estão envolvidas na revitalização da via permanente.

Para o diretor da Sicol, Carlos Fernandes Neto, esse trabalho é muito importante, tanto do ponto de vista do desenvolvimento da empresa contratada, que tem a oportunidade de participar do processo econômico, quanto da empresa contratante que busca maior produtividade, sem abrir mão da segurança. “Nossa empresa desenvolve esse trabalho buscando sempre oferecer o que há de melhor em tecnologia, garantindo a segurança cobrada exaustivamente pela Anglo American. Nosso pessoal é treinado para prestar o trabalho da melhor qualidade”,garante.

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