Coordenadoria de Juventude de Santana desenvolve projeto Balcão Jovem

Prefeitura de Santana, através da Coordenadoria Municipal de Juventude iniciou na última segunda-feira (28), ações do Projeto Balcão Jovem. A iniciativa pretende cadastrar grupos ou pessoas com representatividade juvenil no município. O processo já faz parte das atividades que serão desenvolvidas na Casa da Juventude (CAJU), que será inaugurada na próxima sexta-feira (1). 

O coordenador Municipal de Juventude, Richard Madureira, explica que o projeto contrinuirá com a elaboração de um Banco de Dados sobre entidades ou pessoas que atuam diretamente com a juventude no município de Santana. “Ideia é formar um cadastro geral juvenil, que auxiliará na geração de oportunidades para os jovens, através de mobilizações junto ao governo e sociedade, com vistas em políticas públicas para o segmento” disse o coordenador.

Podem se escrever, jovens de 16 a 35 anos, grupos ou entidades, que desenvolvam atividades no segmento juvenil, com foco na cultura, esporte, entretenimento, religião, classe estudantil, empreendedorismo ou outros setores. Os jovens ou grupos que se enquadram nos critérios, devem realizar o cadastro na Casa da Juventude (CAJU), localizada na rua Euclides Rodrigues, ao lado da Vila Olímpica, em horário comercial.

O Banco de Dados que será formado com os cadastramentos, poderão ser consultados pelos interessados, como forma de fomentar suas especificidades, através da inclusão e participação de outros membros.

A iniciativa pretende promover a inclusão social e a geração de oportunidades de emprego e renda, já que integrarão as ações públicas voltadas a juventude a política de investimentos de empresas públicas e privadas, parceria prevista pelo projeto. “A expectativa é que através do projeto, ocorra o fomento o protagonismo juvenil, diminuir a exclusão social e aproximar as diversas juventudes de forma a desenvolver e avançar com as políticas públicas voltadas para a juventude santanense” concluiu o coordenador Municipal de Juventude, Richard Madureira.

Casa da Juventude (CAJU)
Será inaugurada na próxima sexta-feira (1), e contará com uma extensa programação voltada ao segmento jovem de todo o Estado. A Casa da Juventude pretende ofertar trabalhos em grupo, estimulando a coletividade, cidadania, facilitando o acesso a informações de forma a democratizá-las.

Sua atuação também visa estimular o envolvimento com a família e outras gerações permitindo processos de socialização, comprometimento com a comunidade, protagonismo juvenil e promoção social na comunidade.

As ações da Casa da Juventude serão organizadas através de uma agenda de atividades, que será elaborada para um determinado período, sendo revisada continuamente para agregar novidades, que serão divulgadas para a população.

Serão atividades ligadas a arte-educação, música, artes plásticas, vídeo, teatro, dança, folclore além de esporte, hip hop, capoeira, oficinas, e outras ações.

Comentários