Prefeitura promove ação educativa para alertar sobre limpeza da cidade

Equipes da Prefeitura de Santana estão dando continuidade desde terça-feira (14/02), na Praça Cívica do município, com a Campanha “Jogue Limpo com a Cidade: Jogar lixo na rua é sujeira”. A ação faz parte do projeto Bela Santana, iniciado no final do ano passado com a de lixo das ruas e avenidas, além de orientações à comunidade sobre preservação da limpeza urbana. 

Durante as ações, os agentes fazem abordagens a pedestres, ciclistas e motoristas, e entregam panfletos com orientações e a programação de limpeza de cada bairro, para que a população fique atenta ao período em que a prefeitura passará fazendo a retirada de entulhos em frente as residências. 

A ação já atendeu as comunidades do bairro Fonte Nova e Remédios e ainda ocorrerão no Mercado Municipal e avenida Santana. Cartazes são fixados em logradouros públicos para reforçar o alerta. 

Além das ações educativas nas praças e bairros da cidade. O projeto ainda conta com as atividades da Companhia de Teatro Ribaltas, cuja proposta é incentivar crianças e adolescentes a mudanças de hábito no que refere à limpeza pública. 

A peça “Sujeira Nunca Mais” apresentada em escolas públicas da rede municipal de ensino em Santana conta a historinha de três animais, vistos como vilões na sociedade, o rato, a barata e o mosquito da dengue, os personagens incentivam a população a sujar a cidade, porque só assim eles conseguem manter seu habitat e consequentemente a proliferação de doenças. Mas um quarto personagem, o senhor Limpeza Pura, surge em meio à história, para repudiar a atitude desses animais. 

Roberto Prata, coordenador da Cia e ator, explica que a mensagem é única e apresentada com uma linguagem simples, de forma que os estudantes consigam entender. “O ponto alto da história ocorre quando percebemos que espectadores assimilaram a importância da limpeza, seja em casa, no ambiente de trabalho, na rua ou na escola” acrescentou o ator.

A Companhia de Teatro Ribaltas, ainda visitará as escolas Gentila Nobre, Padre Ângelo Biragui, Navegantes, Padre Fúlvio, Nossa Senhora da Conceição, Piauí, Sara Pires, Amazonas, Mariah Ilnah, Iranilde Araújo com a peça “Sujeira Nunca Mais”

A meta projeto “Bela Santana” é percorrer todos os bairros, com a retirada de entulhos dos quintais, capina e coleta de lixo. Algumas vias ainda estão recebendo o serviço de tapa buracos. 

O trabalho está sendo promovido em parceria com o Batalhão Ambiental, que iniciará ações de conscientização da população, para que respeitem o prazo de recolhimento do lixo e preservem as ruas limpas. Moradores que não obedecerem às orientações correm o risco de ser multados.

Comentários