GOVERNADOR VISITA OBRAS DO HOSPITAL DE SANTANA

Na manhã desta terça-feira, 31/01, o governador Camilo Capiberibe, juntamente com os secretários de Estado da Saúde, Edilson Mendes, e da Infra-Estrutura, Joel Banha, estiveram em Santana para, entre outros assuntos, verificar o andamento das obras do hospital do município.
Paralisados desde 2007, os trabalhos foram retomadas em abril de 2011. O novo hospital terá dois pavimentos, somando 110 novos leitos, que atenderão as áreas de clínica médica, pediatria e maternidade. A obra, que tem o prazo de entrega previsto para a metade do primeiro semestre de 2012, recebeu um investimento total R$ 3 milhões do Governo do Estado do Amapá.

O secretário de Infra-Estrutura explica que essa obra começou com um investimento do governo federal, mas, em 2006, ocorreram várias inadequações que tiveram como reflexo o bloqueio da verba disponibilizada e, consequentemente, a suspensão das atividades. "Ao invés de o governador aguardar a liberação do recurso para iniciar a obra, ele começou a fazer com recursos do Estado", disse Joel Banha.

"Vamos utilizar esse recurso que está bloqueado para execução de outras obras na área da saúde", completou o secretário.

O governador Camilo Capiberibe diz que, assim que concluído, o Hospital de Santana vai desafogar o atendimento no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e na Maternidade Mãe Luzia, ambos em Macapá.

"Esse é um direito da população. É uma obra que ficou em torno de sete anos sem avançar e nós queremos entregá-la equipada. Não vamos pegar os equipamentos velhos e trazer para o hospital, isso não é uma solução. Vamos entregar com equipamentos realmente novos", destacou.

Plano futuro - Após a conclusão do Hospital de Santana será lançada uma obra de ampliação da mesma unidade, cuja licitação já foi realizada e, assim que concluída, se transformará em um hospital de média e alta complexidade.

"Em termos de saúde, queremos que tudo seja resolvido aqui em Santana. Só em último caso a população deverá procurar atendimento em Macapá", afirmou Camilo Capiberibe.

Concurso para a área da saúde - Durante a visita, o governador disse que o Estado já tem o quantitativo exato de profissionais para colocar o novo hospital em funcionamento. Mas além deles, o concurso, que terá aproximadamente 1.600 profissionais, abrangerá outros hospitais do Estado.

"Além dos profissionais que serão contratados, teremos mais 300 em uma lista de espera para chamar quando houver necessidade", frisou.

Visita ao prefeito de Santana - Na ocasião, o governador Camilo Capiberibe também visitou o prefeito de Santana, Antônio Nogueira, quando trataram sobre o apoio do Estado para execução de algumas obras em Santana e a visita do ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos, José Leônidas Cristino, que acontecerá nesta sexta-feira, 3 de fevereiro.

"Vamos estudar de que maneira o governo federal pode ajudar o munícipio", afirmou.

Comentários